instituto ibá de agroecologia

NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Ibá de Agroecologia foi fundado em 2017 na Região de Campinas-SP, por um coletivo de mulheres que  valorizam a interdisciplinaridade e as diversas formas de saber. Contamos com engenheiras agrônomas, bióloga, socióloga, profissional da saúde coletiva, comunicadora e economista. Mulheres que produzem e que investigam. Com anos de experiência em pesquisas e projetos de extensão de base agroecológica. Que combinam os conhecimentos técnicos e científicos com os saberes tradicionais e camponeses. Valorizando a produção de base ecológica, a soberania alimentar, a economia solidária, a saúde humana e ambiental, a equidade de gênero e as culturas dos povos tradicionais e de comunidades rurais

 

Ibá é uma palavra de origem indígena, que significa fruto ou fruta. Carregada de sementes. Multiplicadoras de alimento e vida. Essa é a missão do Ibá: disseminar e promover a transição agroecológica. Reconhecendo que a agroecologia se forma por conjuntos bastante diversos de práticas e saberes. Que envolvem o manejo do solo, as escolhas dos cultivos, o ciclo da água, a saúde coletiva e da família, a organização das pessoas e da produção e o sua distribuição.

O que você encontra no Ibá?

A paixão pela terra, pela natureza, pelas pessoas e a vontade de fazer tudo melhor para todos!

 

Acreditamos que os alimentos carregam consigo importantes histórias a serem contadas. O cultivo agrícola é uma das práticas que definem o ser humano. E apenas recentemente em nossa história passamos a utilizar agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, sementes transgênicas associados à monoculturas que devastam florestas nativas e concentram terras. O modo como os cultivamos e consumimos são causas diretas das desigualdades socioambientais encontradas nas áreas rurais de nosso país. Por isso, o Ibá acredita e trabalha pela expansão e fortalecimento da Agroecologia como estratégia  para a construção de relações cooperativas, equitativas e saudáveis, em um futuro próximo e possível.

Queremos comida de verdade, no campo e na cidade!

 

o que fazemos

No Ibá nosso querer passa por nossos olhares, saberes e vivências sobre as questões do produção e consumo de alimentos, construídos na nossa jornada de trabalho junto a uma grande diversidade de movimentos, instituições e pessoas ligadas à Agroecologia.

Nossa experiência  mostra que não basta trabalharmos tecnicamente na produção de alimentos, nem basta trabalharmos sem nos aprofundar na complexidade de relações e poderes a que se atrelam nossa sociedade, modelo de consumo e uso de recursos naturais. Precisamos de muito mais!

Trabalhamos com pessoas na dimensão da educação dialógica, no diálogo de saberes, na construção de processos participativos que impulsionem a autonomia para que possam construir suas próprias experiências. Buscamos neste trabalho aliar, tendo como base a Agroecologia, conhecimentos teóricos e empíricos de diversas áreas de conhecimento para que assim possamos apoiar de forma eficaz processos e alternativas de transformação no campo que garantam segurança alimentar e nutricional, saúde humana e ambiental, justiça social e viabilização econômica.

Ibá é uma palavra indígena que significa fruto ou fruta - carregada de sementes, multiplicadoras de alimento e vida.